Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

8 mitos e verdades sobre estruturas de aço

Embora apenas atualmente o uso de estruturas de aço nas construções tenha se expandido, essa técnica não é tão recente. Contudo, apesar da revolução que tem proporcionado aos métodos construtivos desde o século XVIII, ainda existem muitos mitos sobre o aço.

A seguir, vamos listar alguns desses mitos e também afirmações verdadeiras sobre o uso de estruturas de aço nas construções. Confira!

Alguns mitos sobre o uso das estruturas de aço nas construções

1. A estrutura metálica não é durável por causa da ferrugem

Assim como outros métodos construtivos, o que realmente faz a diferença na utilização do metal nas construções é a qualidade do material e adequação do projeto. Mesmo em locais com condições climáticas marcadas pela umidade, existem diferentes tipos de aço e outras alternativas para anular a ferrugem, como tintas especiais e o aço galvanizado.

2. O uso de estruturas de aço aumenta o custo da obra

Embora uma construção que utilize o aço em sua estrutura possa ter um custo inicial maior, essa informação isolada é insuficiente para chegar a uma conclusão. O uso do aço repercute em vários benefícios que, no final das contas, irá reduzir os custos da obra, como: maior agilidade, melhor aproveitamento do espaço, redução de desperdício e mão de obra, dentre outros.

3. O aço não é resistente ao fogo

Assim como no que se refere à durabilidade, a qualidade do material irá influenciar mais nessa questão do que a sua natureza. Atualmente existem mais de 3000 tipos de aço, e muitos deles são mais resistentes ao fogo e outras intempéries do que o concreto, por exemplo.

4. Estruturas de aço só são vantajosas para edificações altas

A verdade é que o aço tornou mais viável para grandes edificações. Mas isso não quer dizer que seu uso não seja benéfico para construções menores. Pelo contrário, sua versatilidade e sua produção industrializada oferecem diversas vantagens para todos os tipos de construção.

5. O aço proporciona menor conforto termoacústico

Pelo contrário! Atualmente existem certos tipos de aço e acessórios que tornam o uso de estruturas metálicas mais interessante para proporcionar conforto termoacústico do que outros materiais. O que faz a diferença é a qualidade de fechamento dos sistemas da estrutura.

Algumas verdades sobre o uso das estruturas de aço nas construções

6. Todo projeto pode utilizar estruturas de aço

Basta observar as mais diversas construções para perceber que isso é fato. Com o aço é possível construir desde pequenos galpões até pontes e grandes edifícios. Tudo depende da adequação do projeto ao material.

7. Apesar da menor necessidade de mão de obra, ela custa mais caro

É verdade que os profissionais precisam ser especialistas no trabalho com o aço para viabilizar o projeto. Por serem mais qualificados, a mão de obra pode custar mais. Contudo, para além da redução da quantidade de recursos humanos necessário, tem-se ainda maior garantia de qualidade na execução da obra por profissionais de alto nível. O balanço final acabará comprovando um melhor custo-benefício.

8. O uso de estruturas de aço permite um orçamento mais preciso

Uma vez que as estruturas metálicas são produzidas industrialmente, pode-se ter uma projeção de custos muito mais precisa. Além disso, imprevistos orçamentais serão raros, pois o processo de montagem das estruturas é objetivo e com desvios mínimos.

Para além dessas verdades, o uso de estruturas de aço compreendem vários outros benefícios. Conheça mais sobre esse material e sua comparação com outras alternativas lendo o nosso e-book: Madeira ou aço: qual usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *