Fazer Orçamento

X

Faça agora um orçamento gratuito

*Entrega exclusiva para Minas Gerais

Saiba tudo sobre as lajes nervuradas

Encontrar uma solução alternativa que otimize custos e mantenha todas as características e qualidades é o sonho de todos que estão construindo. Entre os muitos tipos de laje, existem as de concreto, em que as lajes nervuradas se destacam por utilizar formas diferenciadas.

Atualmente um dos maiores custos nas construções de prédios e grandes estruturas é com o concreto e aço, que precisam ser de boa qualidade e bem aproveitados na obra. Eles estão presentes em praticamente todas as partes das obras e são responsáveis pela sustentação dos edifícios de forma eficiente e segura.

As lajes nervuradas chegaram para mudar completamente a sua forma de construir. Saiba tudo sobre esse tipo de laje!

O que são as lajes nervuradas

A laje nervurada é um sistema construtivo que utiliza a quantidade exata de concreto e, a partir daí, constrói uma laje eficiente, segura e econômica. Usando um cálculo preciso, a laje nervurada é construída apenas com o concreto necessário, evitando desperdícios que normalmente acontecem em construções.

Dispostas em grandes ou pequenos vãos, em residências ou edifícios, as lajes nervuradas proporcionam economia às construções. Esse sistema utiliza pouco concreto no fundo da laje — que abraça a armadura localizada nas nervuras.

Esse tipo de laje dispensa a necessidade de vigas e armações, já que as próprias extremidades realizam a sustentação com segurança. A norma da ABNT NBR 6118:2003 define as lajes nervuradas da seguinte forma: “Lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”

Não existem restrições para o emprego de lajes nervuradas em edificações, podendo ser aplicadas em projetos de diversos portes e tipos.

Benefícios do uso

São inúmeros os benefícios da utilização de lajes nervuradas. Eles vão muito além da economia e sustentabilidade da obra. Conheça alguns desses outros benefícios:

  • Instalações embutidas;
  • Pé direito livre;
  • Liberdade também para fazer a fachada e a altura do prédio;
  • Menor uso do concreto;
  • Menor uso de aço;
  • Construção mais rápida;
  • Redução na emissão de CO2 da construção.

Economia para sua obra

Sem dúvidas o principal destaque do uso de lajes nervuradas é a economia! Quando comparado à utilização de lajes convencionais (maciça), a economia pode chegar a 55%. Isso porque com ela você economiza cerca de 30% no uso de concreto e aço. Além disso, a construção é mais rápida, o que também economiza em mão de obra.

Na onda de construções mais sustentáveis, as lajes nervuradas também trazem inúmeros benefícios para o meio ambiente. Isso porque a redução considerável no volume de concreto diminui o impacto direto ao meio ambiente, já que menos recursos naturais serão necessários para a construção.

Como tudo na engenharia civil, o cuidado é peça essencial para a criação de uma laje nervurada que consiga economizar nos materiais sem perder a sua integridade estrutural. Por isso a escolha de bons profissionais para a construção também é importante.

Agora você está pronto para experimentar as lajes nervuradas na sua construção! Quer saber como deixar a sua construção mais amigável com o meio ambiente? Descubra tudo no texto: Dicas para tornar a sua casa sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *